
Portugal Real Estate
Advisory Services
PORQUE PORTUGAL

Algarve

Ericeira
Nos dias de hoje, em que a segurança e a estabilidade tornaram-se os principais indicadores de qualidade de vida, Portugal é uma opção perfeita para os estrangeiros, e em especial para brasileiros, que além de todas as vantagens ainda partilham laços históricos, culturais e familiares. Um país de clima ameno, de invernos suaves e verões quentes e secos. No Algarve, ao sul de Portugal, o número de horas de sol chega a atingir as 3300 e no norte 1600, um dos valores mais altos da Europa! Um país com grande diversidade de paisagens e ambientes a curtas distâncias: praias com areais a perder de vista, montanhas e planícies douradas, cidades vibrantes e cosmopolitas e um patrimônio milenar. Portugal é especialmente ideal para quem gosta da vida ao ar livre, de desportos náuticos, de jogar golfe nos nos melhores campos do mundo, de contemplar a natureza e experimentar as mais recentes novidades em tratamentos de bem-estar. Um país rico em patrimônio e único para os amantes dos vinhos de uma gastronomia autentica e saudável.
Com quase nove séculos de fronteiras geográficas bem definidas, em Portugal vigora um regime parlamentar democrático com estabilidade política. Membro da União Europeia há 28 anos, faz parte do Sistema Monetário Europeu, usando a moeda única europeia.
No ranking do Global Peace Index, que classifica 163 estados e abrange 99% da população, Portugal é o 2º país europeu mais seguro para se viver. Está entre os países mais pacíficos do mundo, a par com a Islândia e a Nova Zelândia, de acordo com a edição anual do Global Peace Index (GPI) elaborado pelo Institute for Economics & Peace , relativa a 2019. Neste ranking, a pontuação de cada país é atribuída em função de conflitos internos e externos, segurança e militarização, aferidas por 23 indicadores. Recentemente, Lisboa foi escolhida entre mais de 150 cidades de todo o mundo, como "um dos 21 lugares do futuro", posicionando-se como uma das três cidades europeias que integram a lista final, destaque justificado pela "qualidade das universidades, infraestruturas e segurança, pelo acesso ao capital privado, por possuir um Governo/administração local estável e por ser uma cidade sustentável.
Situado numa posição geoestratégica entre a Europa, a América e a África. De acordo com o Global Competitiveness Report 2019 do World Economic Forum (WEF), Portugal ocupa a 21ª posição (entre 141 países) em termos de Quality of Overall Infrastructure. Entre outros dados relevantes, destacamos:
• 39º lugar do ranking (entre 190 economias) Ease of Doing Business do relatório Doing Business 2020, do Banco Mundial, Portugal ocupa a 34ª posição do ranking (entre 141 países) “Global Competitiveness Index 2019” do WEF.
• Rede de infraestruturas de telecomunicações tecnologicamente avançada. A rede de fibra ótica de última geração abrange a maior parte do território. A proporção de ligações de fibra ótica no total da banda larga era de 38,6% no final de 2019, superior à média da OCDE (31,8%), colocando Portugal no 14º lugar na OCDE e 8º na UE.
• Estabilidade social, custos e nível de competências laborais, infraestruturas de telecomunicações, potencial de aumento da produtividade, infraestruturas de transporte e logística.
• Relevância do setor do turismo, que beneficia da posição geográfica de Portugal, usufruindo de um clima mediterrânico. Segundo a Organização Mundial de Turismo (UNWTO World Tourism Barometer December 2020), em 2019 Portugal foi o 20º mercado mundial (e 6º da UE) em termos de receitas de turismo e o 15º mercado recetor de turistas, tendo sido registadas 24,6 milhões de chegadas.
Em 2017, o Governo português apresentou o Programa de Estabilidade (PE) para o período 2017-2021, assente em seis pilares: qualificação; promoção da inovação na economia; valorização do território; modernização do estado; capitalização das empresas; e coesão e igualdade social. No entanto, o surto de COVID-19 veio interromper a sua execução, aprovando posteriormente o Programa de Estabilidade e Programa Nacional de Reformas 2020, que define como prioridades: prevenir a doença, conter a pandemia, salvar vidas e garantir que as cadeias de abastecimento fundamentais de bens e serviços essenciais continuam a ser asseguradas. Este choque, imprevisto, simétrico e extraordinário, tem um impacto muito significativo na economia, no mercado de trabalho e, consequentemente, nas contas públicas.
Para o período 2021-23, antecipa-se uma recuperação gradual do emprego e um aumento da produtividade. A lenta recuperação do emprego decorre da evolução perspetivada para os setores mais expostos aos contatos pessoais, ligados ao alojamento, restauração, viagens e serviços recreativos. Após uma queda significativa em 2020, o investimento deverá recuperar mais rapidamente do que em ciclos anteriores, embora seja esperado que em 2022 permaneça aquém dos níveis registados em 2019.


Douro
Alentejo

Sintra

Cascais

Arrábida

Estuário do Sadp, Setúbal

Ilha de São Miguel, Açores

Seixal, Ilha da Madeira
.jpg)
Sortelha, Beira Baixa

Parque Natural da Serra da Estrela

Serra da Estrela

Parque Natural Peneda-Gerês

Parque Nacional Peneda-Gerês

Comporta

Algarve

Alentejo