
Portugal Real Estate
Advisory Services
CIDADÃOS BRASILEIROS








Os cidadãos brasileiros podem solicitar um visto de Residência em Portugal para titulares de rendimentos ou aposentados junto ao Consulado de Portugal. Para tal, devem apresentar os seguintes documentos:
1 – Comprovante de rendimentos que possibilitem a residência em Portugal, garantidos por período superior a 12 meses, e pode ser provado de duas formas:
-
No caso de aposentados, através do comprovante da aposentadoria, bem como a garantia do seu recebimento ou comprovar outros rendimentos em território nacional.
-
No caso de cidadãos que vivem de rendimentos de bens móveis ou imóveis, da propriedade intelectual ou de aplicações financeiras, através de documento comprovante da existência e montante dos rendimentos, bem como da sua disponibilidade em Portugal.
2 – Outros documentos:
-
Formulário de pedido de visto a preencher online;
-
Carta justificativa da pretensão de residir em Portugal;
-
2 fotos 3×4 a cores e fundo liso, atualizada e com boas condições de identificação;
-
Passaporte original, com validade superior a 3 meses;
-
Cópia autenticada do passaporte (das folhas usadas e de identificação);
-
Cópia autenticada da carteira de identidade (RG);
-
Certidões de Antecedentes Criminais, com menos de 90 dias, emitidas pela Polícia Federal e pela Polícia Civil, com a assinatura reconhecida em Cartório;
-
Atestado Médico, com menos de 90 dias, passado por Órgão Oficial a declarar que não é portador de doença contagiosa, com a assinatura do médico reconhecida em Cartório;
-
Seguro Saúde Internacional Privado, ou o PB-4, caso seja beneficiário do INSS, pelo tempo que durar o visto;
-
Se casado, deve enviar cópia autenticada da certidão de casamento;
-
Se tiver filhos menores que acompanhem, deve enviar cópias autenticadas das certidões de nascimento;
-
Comprovante de alojamento em Portugal que, numa primeira fase, poderá ser reserva de hotel ou carta de pessoa conhecida, legalmente residente em Portugal, que garanta o alojamento.
Quanto preciso ter de renda para viver aposentado em Portugal?
Para que seu visto de residência como aposentado em Portugal seja aprovado, é preciso satisfazer alguns fatores mínimos, e um deles é o valor da aposentadoria por mês. O valor mínimo varia de acordo com a quantidade de pessoas no agregado familiar que vai se candidatar para morar em Portugal.
Os valores de aposentadoria para viver em Portugal:
-
1º adulto – 100% do salário mínimo vigente (665€ / 2021)
-
2º adulto – 50% do salário mínimo vigente
-
Cada criança – 30% do salário mínimo vigente
Por exemplo, um casal aposentado com uma criança menor de idade precisaria ter um rendimento mínimo de 1197€ (180% do salário mínimo vigente) para aplicar o agregado familiar para o visto de residência, considerando o salário mínimo atual. A obtenção do visto não é automática, e quanto mais recursos financeiros comprovados os candidatos tiverem, maior a probabilidade de sucesso.

Mais de 40 anos a descobrir Portugal!
Temos soluções para cada tipo de solicitação. Os nossos serviços de consultoria e advising são desenvolvidos à medida das necessidades e expectativas do cliente. Contamos com especialistas em avaliações, aquisições e vendas de imóveis residenciais, comerciais e industriais. As nossas parcerias em áreas estratégicas vão desde a promoção imobiliária à gestão de ativos, em permanente acompanhamento dos processos tanto do ponto de vista técnico como jurídico, nas diversas fases de cada negócio: prospeção, negociação, aquisição, projeto, desenvolvimento, management, comercialização e gestão de ativos imobiliários. Consulte-nos!